Grata!
Grata!

A olhar o mar!

I.

A olhar o mar percebi que para nos unirmos verdadeiramente a outro ser há que alcançar a naturalidade das ondas do mar, que chocam umas nas outras e rapidamente se transformam numa só onda gigante, reforçando assim a sua força.

II.

A olhar o mar perguntei-me como conseguem as ondas do mar chegar à areia com tanto obstáculo no Caminho. Aparentemente algumas terminam a sua jornada mais cedo, sem alcançar a terra prometida. A verdade é que apenas se unem para lá chegar… naturalmente… as pequenas ondas são rodeadas pelas maiores – que perante a pedra dura – as desviam, deslizando rumo ao seu objectivo, a areia. Depois é vê-las divertirem-se a desaparecer no meio dos grãos de areia, deixando para trás o rasto branco da sua Alegria.

III.

A olhar o mar apreciei o desapego delas. Mesmo sabendo que morrem ao tocar a areia, as ondas deixam-se levar e terminam a sua viagem no leito arenoso, por vezes quente, da praia. Independentemente da experiência, continuam a cumprir a sua Missão e a viver de acordo com a sua Essência.

IV.

A olhá-lo percebi que a vida é como o mar. Uns dias mais calmos outros mais agitados, se bem que sempre em renovação. Há momentos na vida em que pensamos que a viagem chegou ao fim e, na realidade, apercebemo-nos que apenas começou um novo ciclo, bem à imagem das ondas do mar. Ao bater na areia, as ondas parecem acabar a sua jornada, a verdade é que logo recolhem ao leito do oceano para iniciá-la de novo.

V.

Sentei-me nas escadas que levam até à areia humedecida pelas ondas frias do mar. Fechei os olhos e fiquei ali perdida nos meus pensamentos. Rapidamente me deixei invadir pelo som único do meu professor de cada dia.

Poucos segundos passaram até que reparei no Silêncio que se sente após o rebentamento de uma onda. Primeiro sente-se um estrondo poderoso – próximo ao do rebentar de uma bomba – e depois logo se sente o deslizar suave da onda na areia. Assim que a onda desenrola sobre a areia sente-se o som do borbulhar da espuma e de seguida o chegar de uma nova onda a recolher a sua precedente.