Sopro Divino
Sopro Divino

E o que fazer quando o sol teima em não aparecer?

O calor aperta durante as semanas que antecedem as férias.
Todos os dias sonhamos com a Leveza de um dia sem hora para começar, tendo como objectivo único descer a rua em direcção à praia para simplesmente ali ficar, sob o sol ardente suavizado pela brisa salgada.
Finalmente esse dia chega.
Acordamos a qualquer hora e preparamo-nos para um merecido dia de praia.
Tudo foi programado no dia anterior.
A roupa está pronta, o bronzeador e a toalha já dentro do saco de praia e as mensagens de confirmação dos amigos na caixa de entrada.
O pequeno-almoço será tomado na esplanada em frente à praia sob o olhar atento de uma gaivota desejosa da queda de uma migalha.
Em passo apressado saímos de casa e, quando sentimos a Luz da rua, salta a questão “E agora?”. De férias, prontos para a praia e o sol não aparece! Praia sem sol não é a mesma coisa. Férias sem praia também não são a mesma coisa. E o que fazer agora que não há sol?
A primeira coisa é manter o lanço… estava programado tomar o pequeno-almoço na esplanada da praia com os amigos, então seja. Se bem que antes convém vestir um casaco para precaver o frio.
O pequeno-almoço não precisa de ser curto nem longo, basta ser o tempo suficiente para estar sem pressas na companhia de pessoas alegres, dourando assim o dia.
O importante num dia de Verão cinzento é sair de casa, passar o dia ao ar livre e de preferência bem acompanhados para evitar cair na tentação de passar o dia em frente à televisão a remoer a tristeza de umas férias de Verão sem sol.
Aproveitar o dia para nos dedicarmos a algo que nos satisfaça em pleno é o próximo passo.
Pode ser passear na orla marítima, cantar com os amigos no meio do nada, dançar, pintar, escrever, ler ao ar livre, andar de bicicleta, partir à descoberta da cidade, vila ou aldeia onde vivemos, fazer uma viagem a um local desconhecido, conviver com os estrangeiros que invadem o país todos os anos nesta época, jogar à bola com os miúdos – caso os tenhamos –, experimentar uma nova receita culinária.
Enfim, tudo serve para nos sentirmos bem, em férias e felizes mesmo num dia que se inicia cinzento e termina salpicado pelas estrelas prateadas no céu.

Comentários fechados em E o que fazer quando o sol teima em não aparecer?