União da meditação com o exercício físico

Meditação é uma palavra muito utilizada no mundo de hoje. A verdade é que são poucas as pessoas que realmente sabem em que consiste. Recorrendo às palavras de um ser iluminado como Osho, “na sua essência, a meditação é a arte de estar consciente, consciente do que ocorre dentro de nós e à nossa volta”.

Como actualmente é difícil sentar-se e permanecer quieto durante dez, quinze ou vinte minutos para poder recuperar energias através da meditação, parece fundamental aproveitar para meditar durante as caminhadas para o trabalho, para o transporte público ou naqueles momentos que dedicamos ao exercício físico.

O truque é concentrar a nossa atenção na respiração. A cada inspiração sentir o ar a percorrer o organismo e a cada expiração controlar o ar de forma a aumentar o tempo da libertação do ar. A cada movimento sentir o nosso corpo, as nossas sensações, os pensamentos que nos provocam, sem permitir que nos alterem as emoções. A ideia é libertar por completo os pensamentos. Deixá-los fluir, se bem que mantendo-os à distância da nossa essência.

Nesse momento único de ligação ao nosso ser é aconselhável estar atento ao que nos rodeia e ao seu efeito em nós. Mais uma vez, deixar fluir cada sentimento, cada emoção, cada pensamento sem controlo, sem efeito, apenas com o foco na observação interior.

Enfim, a ideia é aceitar o que nos chega de nós ou do que nos rodeia sem reacção, com apenas observação e, dessa forma, assinalar ferramentas interiores para lidar com as pressões do dia-a-dia e aprender a relaxar até nos momentos mais stressantes.

Experimente! Vai ver que gosta!

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