Energias renovadas através do Pranayama

Pranayama é uma das terapias utilizadas pelo sistema indiano de cura holística, o Ayurveda. Pranayama é constituído por duas palavras sânscritas – prana e yama – que significam respectivamente energia vital e domínio. Assim, o pranayama é a arte de dominar a nossa energia vital.

Esta terapia é nada mais do que a arte de dominar a respiração, já que é através dela que recebemos o ar que nos permite viver. Esta arte é utilizada por todo mundo por desportistas, por cantores/tenores, por actores de teatro e artistas de palco. Todos aprendem a dominar a respiração de forma a projectar melhor a voz, a oxigenar melhor os músculos de forma a ter mais força durante mais tempo ou apenas para controlar o nervosismo antes de um teste importante.

Para o dia-a-dia, o Pranayama pode ajudar-nos a energizar o nosso corpo, mente e espírito e, dessa forma, recebermos do universo alegria para mais um dia de vida. A técnica mais simples do Pranayama limita-se apenas a inspirar e expirar pelo nariz – como os bebés – procurando aumentar o tempo de cada um, tendo sempre em mente que a expiração deve ser mais longa que a inspiração – se possível o dobro do tempo. Entre a inspiração e a expiração deve travar-se um pouco o ar dentro de nós e sentir o que este nos proporciona. O objectivo é reduzir a velocidade com que expiramos e inspiramos e, dessa forma, relaxarmos.

Experimente e verá que os seus dias se tornam mais alegres!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s