Sopro Divino
Sopro Divino

Porquê?

Sê tu mesmo!
Aceita-te a ti mesmo!
Quantas vezes já ouviste qualquer uma destas frases que saem como motivadoras, se bem que podem rapidamente tornar-se assustadoras?
Confesso, que já as ouvi e já as disse, até perceber que estas duas frases são desnecessárias. Quando ditas fora do tempo, a alguém que não sabe o que isso é… ser tu mesmo ou aceitar-te como és… em nada ajudará, poderá mesmo ser prejudicial. E se por acaso sabes o que isso é, de nada servirá dizer-te algo que já fazes de forma natural!
Mesmo assim, parece-me importante falar sobre estas duas frases, pois apontam a um valor cada vez mais importante nos dias de hoje: a Autenticidade.
Afinal, o que é isso de ser eu mesma?
Ser eu mesma, como assim?
Se for eu mesma, quem serei?
Quem sou eu?
Como posso saber que estou a ser eu mesma?
Enfim, fiz estas e muitas outras questões a mim mesma durante vários anos. Estas questões levaram-me ao Caminho do auto-conhecimento. Na busca de perceber quem sou e como posso ser eu mesma, acabei por descobrir o meu propósito de vida, que me fez conhecer muitas das minhas características, fez-me perceber porque é que eu tinha essas características, como as tinha desenvolvido, permitiu-me desenvolver várias competências e técnicas que hoje me permitem ajudar outros a encontrar o próprio Caminho.
A verdade é que este trajecto me mostrou que o mais importante não era saber quem eu era e sim saber o porquê de ser como sou, o porquê de ser quem sou. Os nossos porquês são mais importantes do que qualquer outra questão que possamos colocar a nós mesmos.
Porquê fazer o que faço?
Porquê dizer o que digo?
Porquê pensar como penso?
Porquê relacionar-me com os outros como me relaciono?
Porquê relacionar-me comigo mesma da forma que me relaciono?
Porquê viver as experiências que vivo?
Ao perceber os porquês da minha vida chego às necessidades que motivam as minhas acções, as minhas palavras, os meus pensamentos, os meus sentimentos, as minhas emoções que me levam a viver a vida da forma que vivo.