Em abstracto
Em abstracto

Será mesmo a acrasia uma fraqueza de vontade?

Fomos ensinados a julgar de uma determinada forma. Por isso, o nosso melhor julgamento pode nunca ser o nosso melhor julgamento. O nosso melhor julgamento será o julgamento de todas aquelas pessoas que contribuíram para sermos quem somos. O nosso melhor julgamento será aquele que for mais consciente para nós, depois de removidos todos os véus ilusórios, que foram sendo acrescentados à nossa razão ao longo da nossa educação.
É essa auto-consciência que vai reformular-se a nossa maneira de pensar, de percepcionar as situações. E quanto mais auto-conscientes, ou seja, quanto mais autênticos formos, mais consciente será a nossa racionalidade e menores momentos de racionalidade inconscientes nós teremos. Porque quando tivermos que decidir, vamos decidir logo à partida aquilo que mais demonstra what do I stand for.
O que é que efectivamente me motiva para fazer uma determinada coisa? O que é que me faz fazer uma determinada coisa? O que é que é efectivamente autêntico em mim que vai ser expressado numa acção, numa Escolha, numa deliberação, numa decisão, num pensamento?
Parece-me que é isso que a vontade faz. A vontade guia-nos para uma auto-consciência de nós como pessoa. E por isso, não me parece que a acrasia seja algo ligado à vontade, nem força nem fraqueza de vontade. Não me parece que a acrasia seja uma falha de auto-controlo.
Parece-me sim que a acrasia pode até configurar-se como um instrumento da nossa vontade, porque na prática imprime an awareness das contradições das nossas decisões, Escolhas e acções. É provável que o ponto de interligação entre as duas decisões, que constituem uma acção acrática, seja o ponto mais autêntico para nós. Aquele ponto não é nem um nem outro, é a correlação dos dois.
Parece-me que é nesse ponto que vamos encontrar a nossa vontade, uma expressão daquilo que nós somos, como somos, como pensamos.
Enfim, a acrasia é o resultado da acção da nossa vontade, que nos redirecciona para o que de mais autêntico existe na pessoa que somos.

Comentários fechados em Será mesmo a acrasia uma fraqueza de vontade?