Em abstracto
Em abstracto

Relações…

As relações humanas são complexas.
As emoções ao rubro despertam medos e levam-nos a cometer erros.
Erros por fazer e erros por não fazer.
Erramos quando dizemos o que não sentimos e erramos quando não dizemos o que sentimos.
Quando alguém com quem nos relacionamos faz algo que nos desagrada, a maior parte das vezes calamos as emoções que esse acontecimento provoca em nós para evitarmos ser o provocador de mais uma discussão ou confusão. E assim não dizemos o que sentimos.
E há aqueles que estão numa fase da relação em que qualquer coisa serve para procurar magoar o outro. E aí dizemos o que verdadeiramente não sentimos.
E tudo porquê?
O que é que nos leva a cometer tantos erros nas nossas relações com os outros?
Principalmente em relações importantes…
Aliás, não é principalmente! É em qualquer relação. Se é uma relação que não queremos manter, para quê cometer esses erros? Para quê magoar ou para quê calar as emoções dentro de nós? Porque motivo nos desgastamos com relações que não queremos manter ou ter?
Se é para fechar um ciclo e seguir cada um a sua vida, então há que ouvir as nossas emoções. Ouvi-las, partilhá-las de uma forma sincera e clara para seguir o nosso Caminho.
A verdade é que faz ainda menos Sentido este acto de magoar ou calar, quando são relações importantes para nós. Quando estamos a falar de relações que queremos manter e viver e apreciar, então por que raio caímos nós sempre no erro de magoar ou calar?
O sentimento é o mais importante em qualquer relação. Então, porque raio escondemos nós o que sentimos apenas para poupar o outro ou nos poupar a mais uma discussão, confusão, conflito, desentendimento? Não estaremos assim a descurar o mais importante numa relação?
Focamos, com frequência, toda a nossa atenção nas palavras, nos comportamentos, nas atitudes; ou seja, focamos a nossa atenção no que a nossa mente nos permite ver, em vez de focarmos a nossa atenção no que sentimos e no sentimento que recebemos daqueles que nos amam de verdade.
É fácil perceber porquê… afinal, é mais fácil percepcionar do que sentir.
A verdade é que é o sentimento que nos une às pessoas. E por vezes, por medos escondidos, por mágoas antigas, por incapacidade de lidar com as nossas emoções, acabamos por nos impedir de viver e apreciar o sentimento que nos liga aos outros. Impedimo-nos de falar abertamente sobre o que estamos a sentir!
Porque razão calamos a solidão, por sentirmos que não temos a atenção daqueles que amamos? Porque razão calamos a tristeza, por não termos tempo para dar aos que amamos?
Porque razão calamos a frustração, por estarmos distantes daqueles que mais amamos?
Porque razão calamos a mágoa, por causa de algum comportamento irreflectido daqueles que amamos?
Porque razão calamos o peso na Consciência, por causa de algum comportamento irreflectido nosso que magoa quem amamos?
Ou porque razão calamos a dúvida, por pensarmos que aquela pessoa já não nos ama?
Ou mesmo, porque razão nos encolhemos e calamos o desconforto, por causa de uma atitude que vemos como desrespeito daqueles que amamos?
Porque é mais fácil calar do que falar!
Somos incapazes de abrir o coração, de falar de uma forma sincera sobre o que se está a passar, de dizer abertamente, sem acusações ou julgamentos o que estamos a sentir e o que provocou esse sentimento.
O mais curioso nisto tudo é que o acto de abrir o coração, o acto de falar sinceramente sobre o que sentimos é a melhor forma para evitar reacções emocionais descontroladas. Reacções estas que nos afastam dos sentimentos genuínos e, dessa forma, dos outros.
Ser vulnerável é ser corajoso!
Abrir o coração é dar-nos o direito de ser vulnerável!
Abrir o coração é assumir essa Coragem maravilhosa de ser autêntico.
Dá-te esse direito!
Assume a tua Coragem e descomplica as tuas relações!
Sê feliz!