A Ciência da Vida

Hoje, decidi regressar a 2003 para falar um pouco sobre o Ayurveda, o mundo em que entrei através da Yoga e da massagem ayurvédica, uma das ferramentas que utilizo nas sessões de coaching.
Foi num período de impotência e frustração que ouvi pela primeira vez a palavra Ayurveda.
Como sempre, acendeu-se a luz da curiosidade.
Descobri que o Ayurveda é o sistema indiano de cura holística. Do sânscrito “Ayur“, vida, e “Veda“, conhecimento, Ayurveda surge na cultura indiana há mais de cinco mil anos como a “Ciência da Vida“.
Esta ciência defende que o ser humano é composto por corpo, sentidos, mente e alma; e parte do princípio que tudo o que existe é formado por cinco elementos: fogo, água, terra, ar e éter; que em equilíbrio permite ao ser humano viver em harmonia.
Harmonia era algo que não vivia há 16 anos atrás. Sentia que tinha perdido tempo fundamental da minha vida. Sentia que o tinha gasto em coisas sem importância, relações sem sentido. Tinha dedicado anos a pessoas e trabalhos que apenas me sugavam a energia. Sentia-me incompleta; faltava-me algo; não fazia ideia o quê.
O sentimento de incapacidade para mudar o rumo da minha vida levou-me à numerologia, depois à Yoga e posteriormente à massagem.
Pela numerologia identifiquei e clarifiquei algumas das minhas características mais marcantes, que até então me faziam questionar tudo na minha vida. Pela Yoga tornei consciente a importância da atenção e da respiração no desenvolvimento de mim mesma.
Já a massagem transportou-me para um mundo em que as emoções fluem de uma forma constante e natural. Tudo se tornou mais claro! Senti uma maior consciência das emoções e dos sentimentos que me bloqueavam naquele momento.
Enfim, desde tempos remotos, a medicina ayurvédica une a energia à utilização de ervas, alimentos, aromas, pedras, cores, Yoga, mantras, massagens, estilo de vida e cirurgia na prossecução do seu principal objectivo – a harmonia do ser humano e da natureza.
Harmonia é o que pretendo promover na vida das pessoas com quem trabalho nas sessões de coaching pessoal, começando por criar maior clareza sobre os acontecimentos da vida e respectivas emoções.
Se procuras criar clareza na tua vida, fala comigo!
Cria clareza e surpreende-te com o que a vida te dá!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s