Ayurveda


A forma como os cinco elementos actuam no corpo humano é bastante complexa. Assim, o Ayurveda adoptou alguns conceitos médicos para ajudar na compreensão do efeito dos elementos no Homem. Estes conceitos resumem-se ao Prakriti ou Doshas.

O corpo humano é constituído assim por três doshas: o Vatta, o Pitta e o Kapha (as três energias fundamentais) “que representam todos os princípios psicofisiológicos do corpo” (Campadello, Pier – 2005).

Para além destes doshas podem ainda surgir outras combinações como Vatta-Pitta, combinação do ar com a bílis; Pitta-Kapha, combinação da bílis com a mucosidade; e Vatta-Pitta-Kapha, a combinação do ar com a bílis e a mucosidade.

A harmonia energética, que se apresenta como a ideia central do Ayurveda, acontece através de pontos energéticos, conhecidos como chakras, localizados e interligados ao longo da coluna e constituídos por dois vórtices de energia, sendo que um permanece na frente e outro atrás.

Do sânscrito, Chakra significa “roda da vida” e surge nos desenhos esquemáticos hindus como “pequenos torvelinhos ou vórtices que se localizam no corpo, englobados pela aura humana, através do qual nós recebemos, transmitimos e processamos as energias da vida” (Cardim, Valter Carlos – Gyanesh, Swami).

Posto isto, o Ayurveda utiliza estes centros para promover o equilíbrio e harmonia de energia, canalizando-a desde a base da coluna (primeiro chakra) até ao topo da cabeça (sétimo chakra) – estes são os principais sete chakras; a verdade é que existem mais de 100 chakras no corpo humano.

2 Replies to “Ayurveda”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s