Origens do Ayurveda


Em 1921, os vestígios de uma antiga civilização das margens do Rio Indo, na Índia, foram descobertos por dois arqueólogos, Sir John Marshall e R. D. Banerjea. Uma das cidades descobertas foi Mohenjo Daro, berço da medicina ayurvédica no ano de 3000 a.C.

Ao que reza a história, a medicina ayurvédica começou a aparecer nos meados do segundo milénio a.C., quando o Vale do Indo foi invadido por povos arianos, provenientes do centro da Ásia. Estes povos impuseram o seu sistema social (dividido em castas) e a sua religião baseada nos Vedas.

O conhecimento dos Vedas era transmitido inicialmente de geração em geração de uma forma oral, sendo, muito tempo depois, compiladas em textos escritos em sânscrito. Os textos védicos têm hoje em dia um valor comparável às Sagradas Escrituras da civilização ocidental, se bem que não tratavam apenas de religião. Os Vedas eram também uma fonte importante de conhecimento médico, que veio a ser o fundamento do Ayurveda.

Inicialmente foram escritos quatro grandes livros védicos: Rig Veda, Yajur Veda, Sama Veda e Atharva Veda. Estes incluíam, entre outros assuntos, conhecimentos sobre saúde, astrologia, espiritualidade, governação, assuntos militares, poesia, vida e comportamento espiritual.

No ano de 1500 a.C., a medicina ayurvédica subdividiu-se em 8 ramos específicos da medicina: pediatria, ginecologia, obstetrícia, oftalmologia, geriatria, otorrinolaringologia, medicina geral e cirurgia, passando a existir duas escolas principais de Ayurveda: Atreya, a escola dos físicos e Dhanvantari, a escola dos cirurgiões.

Hoje em dia, o conhecimento ayurvédica é procurado por pessoas de todo o mundo, que utilizam os principais textos ayurvédicos, como Charaka Samhita (uma compilação do mais antigo livro Atreya Samhita), Sushrut Samhita e Ashtanga Hridaya Samhita para auxiliar na sua aprendizagem desta ciência médica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s