Cinco elementos


Fogo
O elemento fogo está presente na Natureza e produz calor e luz. A um nível psicológico, o fogo dá-nos força, paixão para atingirmos os nossos objectivos, ultrapassando todos os obstáculos. Assim, a dúvida torna-se insignificante perante a alegria que nos traz o fogo.

Terra
O elemento Terra está presente por todo o nosso planeta e também no baço e ferro dos nossos glóbulos vermelhos. Psicologicamente, este elemento estabiliza-nos a mente, dando-nos força moral. No corpo físico, pertencem à terra os ossos, a carne, a pele, os nervos e o cabelo.

Água
O elemento água percorre todo o nosso planeta. A um nível psicológico, a água mantém as coisas juntas, fazendo-as fluir para dentro. Fisicamente, pertencem ao elemento água o sémen, o sangue, a gordura, a urina, as mucosidades, a saliva e os líquidos linfáticos.

Ar
O elemento ar põe o Universo em andamento. Não se vê e sente-se. Não se guarda e usufrui-se. O ar move os pensamentos através da mente. Assim, ao elemento ar pertencem todos os movimentos físicos do corpo humano: respiração, necessidades fisiológicas, função sensorial-motora, secreções e excreções e transformação de tecidos.

Éter (Prana)
O elemento éter está em tudo, é o vazio que tudo recebe e que tudo rodeia. Na mente recebe as experiências, no coração o amor. No corpo físico, pertence ao elemento éter o amor, a inimizade, a timidez, o medo e o apego.

Posto isto, quando em equilíbrio, estes cinco elementos são sinal de saúde e felicidade, ou seja, são um suporte fundamental de vida.

2 Replies to “Cinco elementos”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s