Três Doshas


Vatta
aquele que move coisas
O dosha Vatta corresponde ao ar, ao catabolismo e à serpente. Forma-se pela junção do elemento ar com o elemento éter e “governa o princípio que dá origem e controla todos os movimentos do corpo e pode ser visto como força que comanda a circulação e a corrente de impulsos nervosos de e para o cérebro, a respiração e a eliminação” (Cardim, Valter Carlos – Gyanesh, Swami).

As pessoas Vatta são imprevisíveis e inseguras. Dormem pouco, caminham depressa e falam em demasia. Têm corpos secos, delgados e altos, cabelo fino, escasso e frágil. Têm mentes inquietas, memória fraca e dificuldade em terminar frases. Não gostam do frio, apreciam os prazeres físicos e gostam de alimentos doces, azedos, picantes e quentes. Comem em excesso, ressonam e bebem líquidos.

Pitta
o que digere
O dosha Pitta corresponde à bílis, ao metabolismo e à rã. Forma-se pela junção do elemento fogo com o elemento água, sendo responsável pela digestão e assimilação de alimentos através do corpo.

As pessoas do tipo Pitta não são convencionais, são cultas, valentes e orgulhosas. Têm tendência a excesso de transpiração, cabelos suaves, oleosos e loiros, ficando muito cedo com cabelos grisalhos ou brancos. Amam a natureza, em especial as flores e os aromas, têm bom carácter, uma perspectiva espiritual e são amáveis e zelosas. Sentem pouco apego pelas relações sexuais, gostam de alimentos doces, amargos e adstringentes e apreciam as bebidas frias. Têm uma pele suave, oleosa e quente, os músculos e articulações são fracos e não têm um desejo sexual muito intenso.

Kapha
aquele que mantém as coisas juntas, abraçar, coerente
O dosha Kapha corresponde à mucosidade, ao anabolismo e ao cisne. Forma-se pela junção do elemento água com o elemento terra, sendo responsável pelo crescimento e protecção a um nível orgânico, para além da estabilidade de toda a estrutura óssea.

As pessoas do tipo Kapha são convencionais, sábios, amantes da ordem e honram a sua palavra. Têm uma boa condição física, estrutura óssea estável, pele bronzeada, mãos largas, peito grande e robusto. São fortes, chegando por vezes a apresentar excesso de gordura. Sóbrio por natureza, têm caras com o formato da Lua e articulações sólidas, fortes, suaves e lisas. Têm cabelo forte, oleoso, grosso e encrespado. A fome, a sede, a dor, as interrupções ou ruídos não os perturbam. São pessoas com tendência a dormir profundamente por longas horas.

3 Replies to “Três Doshas”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s