Caminhos de Liberdade
Caminhos de Liberdade

Mais Portugal, mais Português!!!

Ano após ano, o Caminho da austeridade é o escolhido pelos portugueses para despistar a crise, que abala mercados de toda a espécie e desorienta cada sociedade à sua maneira. As medidas de austeridade mais faladas turvam-nos a vista e impedem-nos de ver a Luz no final de um longo, escuro e turbulento túnel. De um lado surgem medidas mais ou menos adequadas ou fundamentadas. Do outro ouvem-se acusações e exigências muitas vezes manipuladas à custa da ignorância instalada. À nossa frente apenas conseguimos ver mais pobreza, mais dificuldade e maior desequilíbrio social e individual.
Algo está mal neste Portugal! Falamos do povo português? Falamos do mesmo povo que enfrentou e venceu oceanos, climas, culturas e diferenças que a cada dia colocavam em causa a sua sobrevivência? Será que esse povo se evaporou da superfície da Terra? Terá desaparecido com o evoluir dos tempos? Ou será que apenas se esqueceu de ser quem é, de viver de acordo com a sua Essência?
Hoje em dia, apenas se fala de culpa e culpados, de roubos e roubados, de pobreza e pobres. Eles existem, é verdade! Se bem que pergunto: será que a solução está em focar neles a nossa atenção, a nossa Energia? E os nossos objectivos, os nossos Sonhos, as metas que queremos alcançar, as alianças e as forças que devemos unir para mais uma vez – como tantas outras – dar a volta por cima? O que fazer com esses? Devemos esquecê-los?
Falamos de um Portugal, de um país, de um povo e mesmo assim só falamos de desunião, de acusação, de desrespeito, de desresponsabilização, de desarmonia e de descrença. São muitos “des” para um país tão pequeno e tão capaz.
Pergunto então, como podemos alimentar o nosso Sonho – o Sonho de Portugal?
O português é resiliente, cooperante, hospitaleiro, atencioso e adapta-se facilmente a qualquer mudança. A Abertura que tem ao que vem de fora facilita a aprendizagem de outros idiomas e a relação com outras culturas. Portugal tem um clima ameno, praias marítimas, fluviais, espaços naturais e de lazer e uma cultura rica, sendo ideal para o turismo.
Por isso pergunto, o que falta então para que o português concretize o seu Sonho?
Actualmente, grande parte dos portugueses sonham com um país estável económica, política e socialmente. Descontentes com o rumo que o país leva, os portugueses andam cabisbaixos, irritados e em constante frustração face ao futuro. Todos os meses se encontram razões para fazer uma nova greve, na esperança que algo mude. A verdade é que tudo se mantém na mesma.
O que nos resta então?
Resta-nos assumir o que fomos, o que somos e o que queremos ser. Assumir os erros cometidos até então! Por todos nós! Afinal, o voto dá-nos a Responsabilidade de Sonhar e de exigir os nossos direitos e de cumprir os nossos deveres. Votamos em governantes para facilitar a gestão do país. Mesmo assim, é nosso dever cuidar para que essa gestão seja de qualidade e justa para todos os cidadãos.
Como pode o povo português esperar que o governo exija, se o povo não exige?
Como pode o povo português esperar que o governo faça, se o povo não faz?
Como pode o povo português esperar que o governo mude, se o povo não está disposto a mudar?
Nós somos os motores do nosso sucesso, por isso há que assumir a nossa Responsabilidade de exigir, de fazer, de mudar e de ser mais Português. Está na hora de assumir e de valorizar o que somos e o que temos, de viver de acordo com a nossa Essência e caminhar unidos rumo a um futuro risonho.
Sinceramente, eu Sonho com um Portugal mais país e menos aglomerado de gente. Sonho com um Portugal unido, cooperante e constituído por cidadãos mais conscientes e mais responsáveis pelos próprios actos. Somos todos responsáveis pelo estado caótico do país, por isso a sua recuperação está nas nossas mãos. Todos “vestimos a camisola” no momento das vitórias. Então, arregacemos as mangas, neste momento menos bom, para que as vitórias voltem a sorrir. Cabe a cada um de nós fazer o melhor que sabe, para que no fim o todo seja beneficiado. A Consciência das nossas Responsabilidades como cidadão é o princípio do crescimento do povo e do país. Assim, mudaremos o nosso país, a nossa mentalidade e seremos orgulhosamente mais Portugal e mais Português!