Em abstracto
Em abstracto

Dedicação

Sonhos e dedicação são uma poderosa combinação.
William Longgood

Dedicação…
Palavra muito utilizada em vários ambientes
O ambiente familiar, o profissional…
Se bem que pouco se pensa sobre o seu significado.
Dedicação provém da palavra latina “dedicatióne” e significa consagração.
Esta origem conecta o conceito de dedicação com o acto de homenagear ou de se entregar a algo ou alguém.
Esta Conexão recorda que “dedicação não é o que os outros esperam de você, é o que você pode dar aos outros” (autor desconhecido).
Também Albert Einstein afirmou que “os frutos verdadeiros derivam do Amor e da dedicação para com as pessoas e as coisas”, reforçando assim a ideia que dedicação é o acto de se entregar a algo ou alguém.
No mesmo acreditava Thomas Dooley, quando disse “dedique algo da sua vida aos outros. Sua dedicação não será um sacrifício. Será uma experiência divertida porque é um intenso esforço aplicado a um fim significativo”.
Parece assim importante voltar ao início deste artigo – mais precisamente à frase de William Longgood – que combina o Sonho com a dedicação. Afinal, foi de um Sonho a par de muita dedicação que surgiu uma das figuras mais marcantes de todos os tempos, Mahatma Gandhi.
Através da sua luta pela Paz e Liberdade da sua Índia, Gandhi demonstrou com actos e dedicação que a “força não provém da capacidade física e sim de uma vontade imbatível”, palavras que deixou ao mundo.
Partindo das palavras de Roberto Shinyashiki, que via a realização de um Sonho dependente da dedicação, pode concluir-se que dedicação é Amor. O Amor presente nas acções pacíficas de Gandhi, na capacidade de superação no Caminho até aos próprios objectivos ou mesmo no olhar atento e cuidadoso de uma mãe.
Por outras palavras, dedicação é uma forma de partilhar Amor através dos actos, das palavras, da atenção e do Respeito. Como dizia o poeta “o Sonho comanda a vida” e a dedicação alimenta o Sonho. Enfim, relembrando Sidharta Gautama, a tarefa do ser humano é descobrir a sua Missão e então, com todo o coração, dedicar-se a ela.

Muito frequentemente, nós subestimamos o poder do carinho, de um sorriso, uma palavra amável, um ombro amigo, dar ouvidos, um elogio honesto, ou o menor acto de dedicação, pois todos têm o poder de transformar uma vida.
Leo Buscaglia