Momento de Clareza
Momento de Clareza

A simbologia das cores

Todas as cores concordam no escuro.

Sir Francis Bacon

O cérebro é constituído por dois hemisférios – o esquerdo e o direito. São capazes de fazer quase tudo o que o outro sabe fazer, se bem que algumas aptidões são individuais. Desta feita, o hemisfério direito, o mais emocional, é bom na apreensão de “generalidades”, como captar contextos, ideias gerais ou emoções. O hemisfério esquerdo, o mais racional, é bom na análise, como seguir o enredo de uma estória ou resolver um problema matemático.
Como consequência, as cores são percepcionadas pelos hemisférios de forma distinta. Enquanto o hemisfério direito tenderá a interpretar as cores de uma forma intuitiva – as cores podem provocar alterações comportamentais –, o hemisfério esquerdo reconhecerá a cor apenas como cor vermelha, azul ou cinzenta, sem se deixar impressionar por elas a nível emocional.
A cor deriva da Luz, como se pode verificar quando se lança Luz branca sobre um prisma. O prisma refracta a Luz e divide-a em oito cores – vermelho, laranja, amarelo, verde, turquesa, azul, violeta e magenta. Cada uma destas cores possui a sua própria frequência de Vibração, os seus atributos positivos e negativos e a sua cor complementar.
Assim que a influência das cores se tornou consciente para o ser humano – os antropólogos desconfiaram que a Visão das cores não estava desenvolvida no Homem pré-histórico –, este aprendeu a usá-las em seu benefício. Desta forma, a cor, que até então apenas tinha uma utilidade estética, passou a ter também uma utilidade prática.
Esta utilidade prática surge com a Compreensão do impacto que cada cor tem no comportamento humano, ou seja, a Simbologia de cada cor, desde as três cores primárias, as restantes cinco que constituem com as anteriores o espectro e as cores neutras.
Esta Compreensão permitiu usar a cor como terapia – a Cromoterapia – ou como forma de Harmonização de espaços – design de interiores ou Feng Shui.
O Vermelho, o Amarelo e o Azul são as três cores primárias, uma vez que não podem obter-se pela mistura de outras cores.

VERMELHO: é Símbolo da vida, da força e da vitalidade, uma vez que o elemento desta cor é o fogo, para além de representar o sangue. Esta cor é também a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o Amor, o desejo e também o orgulho, a violência, a agressividade e o poder. Está associado ao calor e à excitação, à iniciativa e disposição para agir com espírito pioneiro. – Aspectos favoráveis: sugere Motivação, actividade e vontade. / Aspectos desfavoráveis: sugere brutalidade, crueldade, rancor e revolta.

AMARELO: é o Símbolo da mente e do intelecto, uma vez que o elemento desta cor é o ouro, para além de representar o Sol. Esta cor representa o poder do pensamento e estimula a actividade mental. O amarelo é uma cor associada ao Verão que transmite optimismo, Energia, calor e Luz. – Aspectos favoráveis: sugere esperança, optimismo, brilho, jovialidade e Alegria. / Aspectos desfavoráveis: sugere decepção, afastamento, controle, discrição, maldade, vingança, bajulação.

AZUL: é Símbolo de Inspiração, devoção, Paz e tranquilidade, uma vez que o elemento desta cor é o ar, para além de representar o céu. Esta cor representa o espírito e o pensamento e simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade, a Subtileza, o ideal e o Sonho. O azul é uma cor popular associada também ao dever, à beleza e à habilidade, demonstrando-se um forte promotor da devoção e da , muito devido à sua quietude e Confiança. – Aspectos favoráveis: inteligência, Comunicação, Confiança, eficiência, serenidade, dever, lógica, frescura, reflexão, calma. / Aspectos desfavoráveis: frieza, frivolidade, ausência de emoções, ausência de simpatia.

O Laranja, Verde, Turquesa, Violeta e Magenta são as restantes cinco cores do espectro, sendo vistas como as cores secundárias, uma vez que são obtidas através da mistura das três cores primárias. Assim, o azul e o amarelo produzem a cor verde, o vermelho e o amarelo produzem a cor laranja, o vermelho e o azul produzem a cor violeta, etc.

LARANJA: é Símbolo da Energia feminina, a Energia da criação, devido à mistura do vermelho com o amarelo, uma vez que o amarelo torna o vermelho mais dócil. Como se situa entre a cor vermelha e a amarelo, o laranja favorece tanto a vitalidade física (vermelho) como a vitalidade mental (amarelo). Assim, esta cor reflete entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural. Mantém a capacidade expansiva e afirmativa do vermelho, se bem que é mais construtiva. Significa movimento e espontaneidade. – Aspectos favoráveis: sugere boa saúde, vitalidade, Alegria, Criatividade, Confiança, Coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva perante a vida. / Aspectos desfavoráveis: sugere atitude autoritária e esmagadora, descontentamento, melancolia, tristeza, perda da vitalidade, abatimento e destrutividade.

VERDE: é a cor situada no meio do espectro, afastada dos extremos quente e frio, mesmo sendo obtida através da mistura do azul (cor fria) e o amarelo (cor quente). Significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma. Esta cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correcto e amplia a Consciência e Compreensão. O verde está associado ao Equilíbrio, à Harmonia e à simpatia. – Aspectos favoráveis: sugere espaço, Liberdade, Harmonia, renovação, Natureza, crescimento e fertilidade. / Aspectos desfavoráveis: sugere avareza, indiferença, insegurança, raciocínio precário, cautela excessiva e suspeita, ciúmes, inveja, egoísmo, preconceito, estagnação e degeneração.

TURQUESA: é a última cor da metade azul do espectro, tendo uma aura de vivacidade e percepção, que confere mais Clareza de expressão. A cor turquesa tem uma qualidade atenciosa e receptiva, que irradia Bem-estar. – Aspectos favoráveis: sugere Liberdade, triunfo, oportunidade de mudança, conhecimento, mente, integridade, poder, seriedade, generosidade, saúde, cura, frescor e limpeza. / Aspectos desfavoráveis: sugere imaturidade, confusão, incapacidade de progredir na vida, isolamento, separação, sensações de vazio e falta de Clareza ao nível emocional, mental e espiritual.

VIOLETA: é tida como a cor do luto, uma vez que se encontra nos altares cristãos na altura da semana santa quando se comemora a Paixão e a Ressurreição de Jesus. Enfim, é uma cor pertencente à Espiritualidade, ao auto-respeito e à dignidade. A flor com o seu nome é a flor da modéstia. É uma cor associada à realeza, dons artísticos, tolerância, consideração, humildade, tranquilidade, integração e Unidade. – Aspectos favoráveis: sugere sabedoria, Criatividade, independência, dignidade, serenidade e mudança. / Aspectos desfavoráveis: sugere transgressão, esquecimento, falta de persistência, irreflexão, desrespeito, atitude autoritária, idealismo sem sentido prático, isolamento, corrupção, desintegração, orgulho e arrogância.

MAGENTA: é a cor da libertação. Pelo menos possibilita libertar de ideias e padrões de pensamento que já não são correctos para nós. Esta é uma cor protectora, nutritiva, quente e suave, que expressa o Amor espiritual e incondicional. É a última cor do espectro e traz consigo um grau elevado de Compreensão e maturidade, em consequência da sua passagem por todas as outras cores. – Aspectos favoráveis: sugere dedicação, reverência, Gratidão, comprometimento, Entrega, bondade, calma, Criatividade, independência, dignidade e serenidade. / Aspectos desfavoráveis: sugere snobismo, arrogância, isolamento, comportamento fanático, monopolizador e autoritário, falta de amor-próprio, desprezo pelas necessidades alheias, insegurança e Auto-estima exacerbada.

Posto isto, faltam ainda as chamadas cores neutras: o branco e o preto. A primeira é a cor a partir da qual emanam todas as outras cores, como adiantado anteriormente. Já o preto é a ausência de cor, uma vez que não havendo luz as cores não surgem.

BRANCO: é a cor complementar do preto. É a cor da iluminação, da Pureza, da inocência, da castidade, da santidade, da sacralidade e da redenção. A cor branca simboliza a suprema realidade, a Consciência de Deus. – Aspectos favoráveis: Luz, bondade, inocência, Pureza, virgindade, optimismo, perfeição, isolamento e frio. / Aspectos desfavoráveis: isolamento, dificuldade em reagir a contrariedades e ciúme.

PRETO: nas sociedades ocidentais é tido como a cor da morte, do luto e da penitência. A verdade é que a cor preta é ao mesmo tempo protecção e mistério, estando relacionada com o Silêncio e a força passiva feminina e misteriosa. – Aspectos favoráveis: austeridade, vida interior, previsão e ordem. / Aspectos desfavoráveis: constrangimento, solidão e isolamento.

O efeito que as cores têm sobre o comportamento humano é hoje em dia reconhecido por todo o mundo. A incidência sobre o inconsciente é forte, chegando mesmo a provocar recordações felizes que estejam associadas a uma determinada cor.
Desta feita, pode concluir-se, que através da Escolha da cor mais adequada, o ser humano pode contribuir para uma vida mais equilibrada e harmónica, potenciando a atitude positiva, a saúde e o optimismo.

A saudade é um filme sem cor que meu coração quer ver colorido.

Zeca Baleiro