Caminhos de Liberdade
Momento de Clareza

Sê consciencioso!

O mundo anda louco!
Às voltas com um vírus com nome de cerveja mexicana.
Esta loucura afecta-me a escrita!
Não consegui escrever no dia 8, o dia internacional da mulher.
Hoje, estou a ter dificuldade escrever, dia em que só se fala do vírus corona.
Curiosamente, parece-me que é pelo mesmo motivo.
No passado dia 8, só se ouviu falar sobre a União entre as mulheres, a União para alcançar a igualdade entre homens e mulheres. E agora, ouve-se falar muito sobre a necessidade de nos unirmos em prol de um mesmo objectivo, que é dificultar a propagação deste vírus.
Hoje tive um flash, um insight, uma cena qualquer que nem consigo definir…
Penso que o que me impediu de escrever sobre o dia da mulher e dificulta escrever sobre o momento actual, está relacionado com esta necessidade de União.
Andamos há tantos anos com esta necessidade de defender as mulheres e ainda não conseguimos aprender.
Estamos agora a receber mais uma oportunidade para aprender (com o bicharoco mutado), de uma vez por todas, que não é necessário a União – o que é necessário verdadeiramente é uma mudança de paradigma.
A União não é necessária porque somos um!
Não há desunião!
Há uma percepção errada de que eu sou eu, tu és tu e ele é ele!
Porque, no final das contas, somos todos o mesmo!
Pensa nas religiões! São imensas, no entanto todas elas têm a mesma base. A leitura que foi feita da Energia que está subjacente a cada religião é que é diferente. E tem mesmo que ser, uma vez que a leitura dessa Energia foi feita por culturas diferentes, com necessidades diferentes, numa realidade diferente.
Experimenta ler os livros religiosos sem preconceitos, sem apego à tua cultura – desapega-te dessa aculturação que te formatou – e, com sinceridade, livre de todo o dogmatismo associado, verás que todos eles passam a mesma mensagem, têm o mesmo fundamento, falam das Subtilezas de Ser!
Ser Uno!
Não é União.
É Unidade!
Cada um de nós é uma pequena partícula, que contém em si a magnífica Subtileza de Ser! Cada partícula é parte desta Unidade e contém em si a magnitude de Ser Unidade. Por isso, não é preciso União. É preciso tomar Consciência que tudo o que fazemos, dentro de nós ou à nossa volta, vai ter uma repercussão no todo que somos. Porque cada um de nós contém em si o todo que compõe o mundo.
Por isso, se temos uma atitude, um comportamento discriminatório ou desrespeitador, ou não temos em consideração determinados cuidados e dessa forma pomos em causa a vida de alguém, estamos a pôr em causa a nossa vida, por que estamos a desequilibrar o Todo que somos, porque somos uma partícula dessa Unidade, se bem que a partícula que somos contêm a Unidade em si.
Assim, há que haver Consciência que eu não existo sem o outro.
Eu só existo se existir tudo o resto.
Da mesma forma que, ao desrespeitar uma mulher, não estou a desrespeitar apenas aquele ser individual. Estou a desrespeitar a minha própria existência, porque, curiosamente, todos nós temos masculino e feminino dentro de nós. A Natureza tem o lado feminino e o lado masculino! Se desvalorizamos o feminino, estamos directamente a desvalorizar a nossa força, independentemente de ser homem ou mulher. Porque somos uma partícula desse todo que nos envolve e que contemos em nós. É difícil entender como a parte de um todo pode conter o todo, mesmo assim o Yin inclui o Yang e o Yang inclui o Yin.
No símbolo do Yin e do Yang há a parte preta e a parte branca, há o feminino e o masculino, há o Yin e o Yang. No entanto, na parte branca há uma partícula preta e na parte preta há uma partícula branca. Isto não quer dizer que dentro de nós exista uma parte masculina ou feminina maior do que a oposta. O quer dizer é que somos um sistema complexo e dinâmico. Esse dinamismo faz com que oscilemos entre o preto e o branco, entre o feminino e o masculino, entre as trevas e a luz, entre o Yin e o Yang.
Essa oscilação acontece também na Unidade. Sempre que vivemos esse dinamismo entre o todo e a partícula, fortalecemos o Todo – a partícula fortalece o todo e o todo fortalece a partícula. Da mesma forma, o Todo também é enfraquecido por todos os momentos em que acreditamos na ilusão de sermos externos ao Todo. Quando sentimos essa fraqueza, começamos a identificar-nos com outras partículas que também a sentem e unimo-nos em grupos para combater outras partículas que estão fora do nosso grupo, sem qualquer Consciência que só estamos a enfraquecer o Todo.
Por isso, me faz tanta confusão ouvir falar em União. Temos que nos unir para combater um vírus, temos que nos unir para combater a discriminação de mulheres, de minorias, temos que nos unir para combater seja o que for. Todas as pessoas que se identificam com um dogma têm que se unir para combater dogmas diferentes. Isso não tem lógica alguma. Há que perceber, de uma vez por todas, que não temos que nos unir. Já estamos unidos. Somos um! Precisamos de tomar Consciência do que nos é mais essencial e o que nos é mais essencial é o todo que somos!
Temos que deixar de pensar no Eu, no Ego, no Indivíduo e perceber que somos a Unidade.
Isso quer dizer que, da mesma forma que somos seres humanos, também somos plantas, animais; da mesma forma que somos seres humanos, também somos o Sol, a Lua; da mesma forma que somos seres humanos, também somos vírus, bactérias; da mesma forma que somos seres humanos, também somos Símbolos, significados.
Por fim, tomem Consciência de quem são de verdade.
Assumam a vossa Responsabilidade dentro da Unidade.
Assumam a vossa Responsabilidade na irradicação de qualquer tipo de discriminação.
Assumam a vossa Responsabilidade no controlo de qualquer tipo de vírus.
Assumam a vossa Responsabilidade no Equilíbrio e na Harmonia da partícula!
Assumam a vossa Responsabilidade no Equilíbrio e na Harmonia do Todo!
Assumam a vossa Responsabilidade no Todo, através da Consciência de Ser Unidade!
E neste momento, em que nos pedem para manter distância de segurança das outras pessoas, para impedir que este bicharoco se propague, há que ser consciencioso e aproveitar este tempo para abrandar e tomar Consciência do que faz Sentido nesta vivência.
Ouçam a vossa alma e assumam a Subtileza de ser saudável e feliz!