Transforma o mundo!

momento de clareza, preconceito, vídeos

Recordas-te do primeiro vídeo? Introduzi 2020 como um ano de muito trabalho invisível com um profundo impacto na vida de todos nós. A conversa de hoje é sobre esse trabalho invisível e subtil.

A felicidade é a razão de existir!

transformação pessoal, auto-estima, motivação, escrita criativa, crónicas

E essa é a maior inconsciência que vivemos nos dias de hoje – acreditar que o Outro nos vai fazer feliz, que uma casa ou um carro ou um namorado ou o fim dos problemas é que nos vai fazer felizes; quando os problemas desaparecerem todos, aí sim somos felizes. Já deu para perceber que acreditar nisto não nos leva a lado algum. A felicidade não tem razão para existir. A felicidade é a razão de existir. A felicidade não tem uma causa para existir. A felicidade é a causa da existência. Ela é a causa da existência da realização de uma pessoa, de um relacionamento feliz, de uma profissão feliz, de uma vida feliz. Ela não é o efeito de um objectivo concretizado. Ela não é o efeito da manifestação de uma determinada coisa. Ela é a causa da manifestação de uma determinada coisa.

O direito de ser quem somos é inato!

preconceito, momento de clareza, vídeos

Durante os primeiros quatro vídeos procuramos chamar à atenção para uma ideologia que nos condiciona e manipula a criar sem fundamento. Neste quinto vídeo, queremos falar sobre Vida! Sobre o direito de Ser! Sobre Ser Vida!

A vida a dois é uma utopia!

Não nascemos para ser mulher ou homem de alguém. Não nascemos para ser de alguém. Quando muito, nascemos para partilhar quem somos com alguém. Fomos educados para casar e aceitar tudo o que essa ideia de ser mulher ou homem de alguém acarreta. A verdade é que está na hora de perceber que não nascemos para isso. Nós nascemos para ser nós mesmos! E se assim entendermos, escolher partilhar quem somos com outro alguém, porém o eu e o tu não deixa de existir para que o nós exista. Uma relação é uma vivência a três, contrariamente ao que muita gente possa pensar. O EU vive em comunhão com o TU e o TU vive em comunhão com o EU. Os dois apreciam-se e desenvolvem-se como NÓS, co-existem como seres livres, independentes e co-criadores de mais uma vida! O nosso primeiro filho é a relação que co-criamos com outra pessoa!

A nossa raça é a raça do Ser!

momento de clareza, preconceito, vídeo

Imaginem o que é sentir que temos que discriminar uma parte de nós! E esta ideologia de supremacia racial e étnica empurra-me para uma escolha entre antepassados, entre culturas… empurra-me para um conflito comigo mesma, com a minha origem. Isso é ridículo! Por isso, falar deste tema obriga-me a assumir a minha posição dentro desta ideia de supremacia racial e isso assusta! E muito! Enfim, é um caminho assustador, porém foi este o caminho que escolhi!

Continua a amar…

Escrita criativa, crónicas, transformação pessoal, coaching, auto-estima, motivação

Porque será? Pareço ligada a uma frequência que só ouve crenças surreais e estórias ilusivas… E, depois, é isto! Partilho convosco os insights que me chegam através dessa “rádio” estranha e sem tempo e espaço definido. Mais uma crença me chegou aos ouvidos… Mais um arrepio na espinha… Mais um turbilhão de emoções, sentimentos, pensamentos que culminaram num aglomerado de palavras, que se unem para passar mais uma mensagem de clareza.

Quero o fim do preconceito!

momento de clareza, preconceito, vídeo

Está na hora de ser feliz! Este terceiro vídeo foi pensado apenas para clarificar a motivação por detrás desta série de vídeos sobre o preconceito. Interessa-te?

Cuida da tua semente!

escrita criativa, crónicas, transformação pessoal, coaching, auto-estima, motivação

O amor é uma energia, que faz parte da vida, da Natureza, faz parte de nós. Na raiz da palavra latina, que deu origem à palavra portuguesa amor, está impressa a ideia de semear, se bem que eu prefira definir amor como o acto de cuidar e não tanto de semear, porque a semente já existe dentro de nós. A nossa responsabilidade é cuidar dessa semente, para que ela se desenvolva e floresça. A verdade é que nós não acreditamos que essa semente existe dentro de nós e isso magoa! Nós não acreditamos que somos capazes de viver em amor. Não acreditamos que merecemos esse amor, esse cuidado. E por isso conformamo-nos com a Paixão.

Ora pensem comigo…

preconceito, momento de clareza, vídeo

No primeiro vídeo desta série falamos superficialmente sobre a ideologia de supremacia racial e étnica. Concluímos que esta ideologia provoca conflito, intolerância, preconceito e medo. Hoje, vamos olhar à causa deste problema. Está na hora de quebrar com esta necessidade colectiva de comparar seres. Está na hora de tomar consciência do medo em que vivemos. Está na hora de tomar consciência do porquê deste medo estar a ser instigado em nós há mais de dois séculos. Interessa-te?

Guerra dos sexos: inconsciência

escrita criativa; crónica, transformação pessoal, coaching, auto-estima, motivação

Pensem comigo… Há crenças, ainda hoje, que nos empurram para a referida guerra. Essas crenças continuam a ter um impacto profundo na forma como nos relacionamos com os outros, em especial entre homens e mulheres. Esse impacto apenas existe, porque não temos consciência do quão vazias são. E são propagadas de geração em geração como regras inquestionáveis para vivermos uma vida segura e feliz. Será? Será mesmo inquestionável? Será mesmo para nossa segurança e felicidade? Quantas vezes te disseram que o homem e a mulher são opostos? Quantas vezes te disseram que os opostos se atraem? Quantas vezes te disseram que o homem é forte, nobre e deve dominar? Quantas vezes te disseram que a mulher é frágil, sensível e deve obedecer ao homem?

E assim vivemos em preconceito!

momento de clareza, preconceito, videos

A estrutura hierárquica de supremacia racial e étnica é uma delas. Tema complexo e controverso. Logo, difícil de abordar em poucos minutos, por isso decidi preparar uma série de sete vídeos sobre o preconceito! Neste primeiro vídeo vamos falar superficialmente sobre esta estrutura subjacente à sociedade contemporânea. Interessa-te?

Guerra dos sexos: comparação

escrita criativa, crónicas, transformação pessoal, coaching, auto-estima, motivação

Sinto que procuramos aquilo que não existe nos outros, da mesma forma que nos recriminamos por não existir em nós… Procuramos a perfeição! E daí vem a ideia do ideal! Quantas vezes te perguntaram qual é o teu ideal de mulher ou de homem? O ideal é o que seria perfeito! O perfeito é de si imperfeito, logo nunca seria ideal! Ou seja, o ideal é uma ilusão… O ideal não é amável… A busca do ideal empurra-nos para uma vivência vazia de essência. A busca do ideal empurra-nos para uma impotência amorosa.

Sente!

escrita criativa, momento de clareza, vídeos, crónicas

O que fica de um acto ao eliminar o julgamento desse acto? O próprio acto? Sim! O que fica de um acto, quando eliminamos o julgamento desse acto, é o próprio acto!

Guerra dos sexos: julgamento

escrita criativa, crónicas, transformação pessoal, comunicação interpessoal, intrapessoal

A ilusiva guerra dos sexos tão presente nos relacionamentos, de outrora e de hoje, assenta em três pressupostos: (1) julgamento; (2) comparação; e (3) inconsciência.

Delicadeza

delicadeza, momento de clareza, vídeo, escrita criativa, crónicas

Será que a delicadeza que julgamos no Outro depende da relação que temos com a pessoa que estamos a julgar?

Mudança…

escrita criativa, textos curtos

A parte mais difícil num processo de mudança é olhar sem pudor para as nossas crenças e perceber quais são verdadeiras e nossas de verdade entre muitas que são convicções alheias das pessoas que cuidaram de nós lá atrás, na nossa infância.

O mar

escrita criativa, textos curtos

Pequenas partículas de água percorrem o mundo inteiro unidas pelo desejo de mais uma vez fluir rumo à margem arenosa. Na crista das suas ondas transporta as vozes e aromas recolhidos durante a sua travessia mundial. Amo este monstro desconhecido que percorre o mundo inteiro com a sua força.

O Universo numa partícula!

escrita criativa, crónicas, terapia espiritual, metafísica, transformação pessoal, comunicação transpessoal

Eu sou o Universo! É uma frase que digo muito… Já se tornou uma marca! Marca essa que, por vezes, causa estranheza! Outras, passa a ideia de arrogância ou convencimento… Nada disso! Sou o Universo, porque somos todos o Universo! Cada um de nós é o Universo num corpo! E porquê?

Será que consigo?

Olho para fora! Vejo algo! Julgo saber a intenção do que vejo! Julgo apenas, porque nunca conheço a verdadeira intenção do Outro! Percepciono o que percepciono! Do julgamento salto para o sentimento! Esse sentimento empurra-me para uma acção! Essa acção tem um efeito no Outro!

Eu sou o Universo!

escrita criativa, relatos pessoais, terapia espiritual, meditação, metafísica, transformação pessoal, coaching, auto-estima, motivação, narrativa de vida

Surpreende, porque nos desperta para uma maior clareza! Clareza sobre quem queremos ser… Clareza sobre como queremos sê-lo… Clareza sobre o que faz sentido… Sentido à nossa experiência nesta Terra! 2020 está a ser um ano de renascimento. Descubro um ser novo em mim, a cada dia!

Intuição

escrita criativa, crónicas, transformação pessoal, comunicação transpessoal

A intuição é um sentido subtil que nos liga à sabedoria Universal! É uma voz segredada… É uma voz que te eleva… É uma voz que te conforta, mesmo quando te assusta. A intuição fala-te com amor. A intuição empurra-te para o amor. A intuição dá-te força para acreditar. A intuição diz “AMA-TE”!

Paixão vs. Amor

escrita técnica, ensaios

A paixão acontece quando o amor-próprio escasseia! O amor acontece quando a paixão nos acorda!

Ouçam o vosso corpo!

metafísica, dermocosmética, escrita técnica, artigos, terapia corporal, terapia espiritual

A vida é surpreendente! Dá sempre um jeito de nos apontar o caminho necessário à nossa evolução. Este toque ao acaso num cotovelo seco e áspero lembrou-me um livro maravilhoso, que há muito não abria. O teu corpo diz “ama-te”, de Lise Bourbeau, oferece-nos um ponto de vista metafísico para algumas doenças.

Encontro comigo mesma!

escrita criativa, textos curtos

Vazio… Silêncio… Quietude… Pensei que não iria gostar. Adorei! Dar-me tempo de olhar para o vazio O vazio que tanto me assustava. Abraçar o silêncio O silêncio que me irritava. Permanecer quieta, sem medo! Quando me dei tempo, encontrei-me nesse vazio, nesse silêncio, nessa quietude!

Uma ilusão qualquer!

escrita criativa, crónicas, transformação pessoal, coaching, motivação, auto-estima

Não dizemos o que pensamos. Não dizemos o que sentimos. Não dizemos o que desejamos. Não dizemos o que esperamos dos outros. Não dizemos o que os outros podem esperar de nós. E exigimos receber tudo aquilo que não somos capazes de assumir.

Quarentena

escrita criativa, crónicas, transformação pessoal, coaching, terapia espiritual, meditação, metafísica, terapia corporal, nutrição

Seja como for, concordo com a ideia que esta fase de confinamento, mais ou menos radical, é o caminho de transformações profundas na vivência humana, pois dá-nos a oportunidade de questionar como temos vivido, como temos abusado da sorte ao explorar o mundo da forma que o fazemos e como queremos viver daqui para a frente. Será que queremos continuar a viver na ilusão?

Amor é…

escrita criativa, textos curtos

Amor é ... ... a energia que oferecemos a cada ser. ... o aroma com que nos dedicámos ao mundo. ... a sensibilidade que nos alimenta o espírito. ... a luz que nos conduz pelo caminho da vida! ... a vida que nos preenche a alma!

O nosso líder!

escrita criativa, relatos pessoais, terapia espiritual, meditação, chakras, metafísica

A sensação foi estranha! Inicialmente, senti apenas cada um dos formigueiros. A certa altura, senti-me a ser trespassada por uma espiral de energia. A espiral era mais forte, mais presente, mais consciente.

A vaca

escrita criativa, textos curtos

A vaca sagrada mastiga lentamente o nutritivo repasto verde, enquanto ouve o sussurro da serena ria, que ali a acompanha sempre que enterra o focinho entre as ervas, o seu alimento de todos os dias. Calmamente, a imponente presença malhada enche o espaço de pureza, energia e harmonia.

Eu não quero voltar à vida normal!

escrita técnica, ensaios, terapia corporal, nutrição, transformação pessoal, coaching, motivação

É isso a vida normal? É difícil viver na confusão, na incerteza e na insegurança. A verdade é que, para mim, é cada vez mais difícil viver num mundinho normalizado, cheio de regras, caminhos pré-formatados e expectativas, que nem sabemos de onde vêm. Quem é que define as regras do jogo? Jogo ilusório, que passa uma ideia formatada de ser, de viver! Quem disse que para sobrevivermos temos que aceitar medidas definidas por sabe-se lá quem e impostas por um governo manietado por “forças ocultas”!? Onde está a liberdade no meio de tudo isto? Esta é a maior questão que me fica, neste período de quarentena!