Rasgo de Luz
Rasgo de Luz

Beleza é essência!

O teu cabelo está lindo!
Estás linda!

Frases frequentes, como estas, provocam reacções estranhas…
Estranhas para os outros!
Divertidas para mim!
A minha reacção costuma ser um sorriso seguido de: Não é um estado! É essência!
Quando não acreditava na minha beleza, tinha dificuldade em aceitar elogios.
Agora, tenho dificuldade em aceitar este tipo de elogios.
Não, por não acreditar na minha beleza; acredito na minha beleza (e na dos outros também), pois acredito que a beleza é essência; não é um estado!
Por isso, eu (ou o meu cabelo) não estou bonita; eu (ou o meu cabelo) sou bonita – eu como qualquer outra pessoa é bonita, pois a essência consiste, também, em beleza!
E isto é, independente do estado em que nos encontramos!
Podemos estar mais cuidados, menos cuidados, mais morenos ou mais brancos, mais magros ou mais gordos, ter o cabelo mais curto ou mais longo, a pele mais seca ou oleosa – independentemente de todos os estados que possamos assumir ao longo da nossa vida, isso não altera a nossa essência de beleza, pois somos belos, bonitos independentemente do estado que adoptamos em determinado momento da vida.
É como a água… a água não deixa de ser água só porque está no estado líquido, sólido ou gasoso – a água é água independentemente do estado que possa adoptar; a verdade é que a água adopta diferentes estados, como reacção às circunstâncias que tem à sua volta.
Neste caso, quando alguém diz o teu cabelo está bonito ou estás bonita, está a pôr o ónus na sua capacidade de percepcionar a tua beleza – porque hoje estou a percepcionar a tua beleza, amanhã posso não ser capaz de a percepcionar; ou seja, hoje podes estar bonita, amanhã podes não estar (pelo menos, no meu entender, mediante a minha percepção).
A beleza não depende da percepção do outro.
A beleza apenas é!
Não há uma percepção da beleza.
Somos todos Belos!
Somos todos bonitos!
Podemos escolher focar no que quisermos, se bem que a pessoa que olhamos não deixa de ser bela só porque escolhemos desvalorizar a sua beleza; não deixa de ser bela só porque percepcionamos um estado que não corresponde ao estado que valorizamos.
Ninguém está bonito!
Toda a gente é bonita!
Toda a gente é Bela!
Toda a gente é Beleza!
Podemos estar em determinados momentos da nossa vida num estado que seja menos agradável aos olhos das outras pessoas, todavia isso não nos tira a essência de Ser Beleza!
Não somos o que as outras pessoas vêem, somos quem somos, independentemente do que as outras pessoas são capazes de ver em nós!