Momento de Clareza
Momento de Clareza

A vida só existe se a vivermos!

Será que vivemos, se congelarmos perante o medo?
Se congelarmos a nossa vida, o que estamos aqui a fazer?
Isso não é vida!
Estamos todos preocupados com a morte, porque há muitas mortes por causa deste vírus – estamos a falar da morte física, do nosso corpo. E a quantidade de mortes emocionais, que estão a acontecer neste momento, porque as pessoas congelam com medo de serem infectadas por um vírus que tem uma taxa de sobrevivência de 99.7%?
Como podemos esperar que estas pessoas tenham saúde, quando congelam a vida?
Se pensarmos que o ser humano é constituído por quatro mundos: físico, mental, emocional e espiritual. O corpo corresponde apenas a um mundo. E se para salvarmos o mundo físico pedirmos aos outros mundos para parar de respirar, o que vos parece que vai acontecer ao mundo físico?
Ele pára de respirar, também! Pode levar mais tempo a morrer. Sim, é provável! A verdade é que acaba por morrer. Será que o sofrimento associado a essa morte é menor do que as que acontecem todos os dias?
Perguntem a quem convive com um pai, uma mãe, um filho ou irmão depressivo, se a dor é menor do que a morte física de um ente querido. Será menos doloroso ver um ente querido a definhar dia após dia?
Perguntem a quem lida com o medo, com a depressão, quantas vezes já pensaram em morrer? Será menos doloroso?
Estas questões podem parecer estúpidas. A verdade é que são tão estúpidas quanto a ideia que temos de desligar três dos quatro mundos que nos compõem para salvar o corpo.
O corpo precisa de ventilação para sobreviver, tal como os outros mundos precisam de respirar. Estes quatro mundos articulam-se entre si, por isso se um deixa de respirar (independentemente de qual for), isso tem Impacto nocivo nos outros mundos. Qualquer um destes mundos tem um Impacto nos outros, eles articulam-se para que nós estejamos bem e saudáveis, para que sejamos felizes.
Deixo-vos uma questão:
Será que uma pessoa infeliz consegue ser saudável?

Um comentário