Em abstracto
Em abstracto

Desafia as leis da razão!

A palavra Impossível é, muitas vezes, utilizada para negar a capacidade de fazer algo que se deseja. Esta limitação camufla a responsabilidade das próprias escolhas – “Se é impossível, então não posso ser responsável por não fazer”.
A verdade é que, se olharmos ao conceito de Impossível, percebemos que “Tudo é possível para quem se ama e se aceita a si mesmo”, como diria Lise Bourbeau.
Por outras palavras, a palavra Impossível é composta pelo prefixo Im (ou In) e pela palavra Possível. O prefixo Im imprime “uma ideia de negação, falta, inclusão, interioridade ou de movimento para dentro“. Possivel significa “que pode ser, acontecer, fazer-se; exequível, praticável, o que pode ser, acontecer ou realizar-se; empenho, diligência”.
Curiosamente, a ideia que nos fica é que Impossível é apenas algo que não é possível. E por que razão apenas um, dos diversos significados do prefixo Im, é tido em consideração para significar este conceito? E será que é mesmo assim?
A Infopédia, a fonte onde obtive o significado de Im e de Possível, refere diversos significados para a palavra Impossível: “que não é possível; que não pode existir; que não pode realizar-se; irrealizável; que é estranho e invulgar, aparentemente desafiando as leis da razão; em que é difícil acreditar; incrível; coisa que não é possível; grande dificuldade; esforço máximo”, entre outros.
Com tantas significâncias, por que motivo reduzimos Impossível a algo que não é possível?
Será, assim, mais fácil lidar com a frustração inerente aos fracassos, que podem levar ao sucesso?
No processo de Transformação tudo é possível!
Pode ser difícil acreditar!
Pode exigir esforço máximo!
Pode, ainda, desafiar as leis da razão!
Seja como for, o que identificamos como Impossível é tão, simplesmente, o movimento para dentro do que é possível – é a acção de inclusão de mais uma acção no que é possível; e, também, consiste na interioridade do Todo possível.
Todavia, para interiorizar é preciso tomar consciência de tudo aquilo que se passa dentro de nós, seja físico, mental, emocional ou espiritual.
Como Ser Humano temos a capacidade infinita para renovar e reinventar cada um desses mundos que nos compõem, através de um processo dinâmico de transformação. No entanto, para usufruir dessa capacidade há que focar em dois elementos essenciais: a consciência ou conhecimento e a energia. O sistema energético ajuda a identificar padrões energéticos distorcidos, despertando o nosso verdadeiro potencial, para apontar a uma vida mais criativa, consciente e harmoniosa.