Como o mapa-mundo
O Ser Humano é um microcosmo criado à imagem do macrocosmo envolvente. Logo, pode ser olhado como o mapa-mundo.
Este Ser é constituído por cinco continentes: Terra, Ar, Água, Fogo e Éter.
Os primeiros quatro continentes distinguem-se pela cultura adoptada. O quinto contém os quatro primeiros, como a crosta de silicatos, que envolve o Planeta Terra.
Por outras palavras, o continente Terra tem uma cultura corporal; o continente Ar tem uma cultura mental; o continente Água tem uma cultura emocional; e o continente Fogo tem uma cultura espiritual. O Éter é o Todo consciente de si mesmo, através de uma crosta poderosa de silêncios e subtilezas.
E, tal como no macrocosmo, em cada continente existem países que vivem de acordo com a cultura do continente a que pertencem. No continente Terra co-existem o Dinheiro, a Saúde, a Carreira e a Profissão. No continente Ar co-existem o Desenvolvimento Pessoal, os Passatempos, a Vida Social e o Grupo de Suporte. No continente Água co-existem o Romance, a Família, os Amigos e a Contribuição. No continente Fogo co-existem a Liderança Pessoal, o Propósito e o Significado de Vida.
Desta feita, os continentes correspondem aos elementos que formam o Todo manifestado na vida; as culturas correspondem aos mundos que compõem o Ser Humano; e os países correspondem a cada esfera da vida humana.
Para que este Ser viva em harmonia é necessário articular de forma equilibrada cada continente, cultura e país. Cada um confortável em determinadas zonas de conforto, pouco à-vontade em zonas desafiantes e em pânico em zonas desconhecidas.
É esta harmonia que potencia a capacidade de realizar sonhos.
É esta harmonia que potencia a transformação da nossa vida.
É esta harmonia que potencia o Amor, a Coragem e a Fé necessária à Felicidade Integral.
A concretização de sonhos, a transformação da nossa vida, o Amor, a Coragem, a Fé e a Felicidade Integral acontecem à medida que aprendemos a articular de forma sinérgica todas estas variáveis, com vista a obter a harmonia desejada.